quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Em busca de propósito

Nas vibrantes palavras de Feuerbach : “O propósito é o impulso vital consciente, optado e essencial, a visão genial, o ponto luminoso do conhecimento de si mesmo – a unidade de natureza e espírito no homem. Quem possui um propósito, possui uma lei sobre si; ele não só se conduz, mas é conduzido. Quem não tem propósito não tem pátria, não tem sacrário. A maior desgraça é a falta de propósito. Mesmo quem se propõe metas comuns se sai melhor, ainda que não seja melhor, do que quem não tem nenhuma meta. A meta limita; mas a limitação é o mestre da virtude.”

Einstein, o grande cientista e sábio, alertou-nos sobre as armadilhas da miséria espiritual que procura esconder a falta de propósitos nobres: “Quando eu era um jovem razoavelmente precoce, fiquei impressionado com a futilidade das esperanças e dos esforços que atormentam incansavelmente os homens durante toda a sua vida. Além disso, muito cedo percebi a crueldade dessa busca, que naquele tempo era muito mais cuidadosamente disfarçada pela hipocrisia e por palavras brilhantes. Todos estavam condenados a participar dessa busca pela mera existência de seus estômagos. O estômago talvez se saciasse com essa participação, mas não o homem, na medida em que é um ser pensante e dotado de sentimentos.” Ele só encontrou sentido para sua vida quando concentrou suas energias na busca dos segredos da natureza.

As civilizações que em algum momento se fizeram respeitar, e os países que se fazem respeitar atualmente, esmeraram-se na escolha de propósitos nobres e visões de futuro inspiradoras. Os gregos atingiram o apogeu em termos de beleza e de filosofia e, mesmo após a extinção das condições que propiciaram esse apogeu, seus ideais continuam sendo modelo para o mundo. Os norte-americanos viram-se como a cidade de Deus, situada sobre o monte, a iluminar a Humanidade. O Japão, a partir de 1868, estabeleceu o propósito de tornar-se poderoso, rico e justo, tendo reorientado os meios para atingi-lo a partir de 1945. Se indivíduos, grupos e países precisam de propósitos nobres para mobilizar suas energias, qual é o propósito capaz de mobilizar o povo brasileiro?

A título de indução, inicio uma tempestade de idéias que, por meio do diálogo amplo, poderá consolidar uma estratégia eficaz para orientar a luta de cada um de nós em benefício de todos. Um propósito assim compartilhado constituiria a palavra de ordem alojada indelevelmente nos corações e nas mentes dos brasileiros, funcionando como guia invisível nos momentos difíceis. Propósito permanente: 1) Realizar o potencial de dignidade do povo brasileiro, mensurado pelo Índice de Desenvolvimento Humano -IDH. Meios: 1.1) Promover a educação universal e gratuita até o nível universitário básico; 1.2) Garantir oportunidade de trabalho para todos, inclusive como forma de combate à ociosidade e de inclusão social; 1.3) Promover campanhas maciças de saúde preventiva; 1.4) Incentivar o espírito empreendedor, incluindo a necessária isenção de impostos para negócios nas fases de gestação; 1.5) Fazer ampla mobilização para a restauração e manutenção do meio ambiente e de relações sociais saudáveis. Monte grupos de estudos e participe deste levantamento de idéias.

Nenhum comentário: