quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Educação e treinamento

Na década de 1990 participei intensamente do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade. Uma das preocupações que tínhamos era compreender a distinção entre educação e treinamento Na dúvida, sempre os referíamos a E & T, deixando claro que não havia como distinguir as duas coisas.

O pressuposto da educação é que se forme a consciência crítica e prática para se dominar a dinâmica do conhecimento. Esse é um processo vivo que depende de ideias que venham da observação da realidade, mas que se consolida na experimentação, na sistemação, na operação das soluções.

Mas o processo não termina ai. É preciso estar sempre atento à melhoria, esta podendo ser tanto incrental quanto de ruptura. Ao abordar o ciclo da dinãmica do conhecimento, completam-se os objetivos tanto da educação quanto do treinamento. Isso implica aprender com as melhores práticas disponíveis e, ao mesmo tempo, dedicar parte do tempo para fazer aquilo que nunca foi feito.

Alguns educadores pensam que podem separar a educação do treinamento. Mas isso é um erro. Todo bom treinamento é um processo prático de educação. Toda boa educação fecha o seu ciclo no treinamento. E a consciência crítica une os dois conceitos, tornando-os uma coisa só.

Praxis seria um bom nome para representar a união dos conceitos se o marxismo não tivesse contaminado o termo com o tal materialismo dialético. Pragma poderia ser, igualmente, um bom nome se o capitalismo não tivesse contaminado o termo com a ideia de materialismo liberal.

Talvez seja melhor manter o dístico Educação e Treinamento.

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